GETv5 "Crazy" (Portugués)

Quase nos deixa “Crazy” a muitos na comunidade de Rádios e Software Livre, entretanto
conseguimos, já temos a versão final de GET em sua versão 5.

Como sempre nossa base segue sendo a solidez e confiabilidade que brinda a distribuição base Debian GNU/Linux na sua versão estável, atualmente a 7.8 (Wheezy) em seus .últimos degraus. e só usando o ramo “main” dos repositórios, para assegurar-nos de incluir apenas software que cumpre com as liberdades propostas pelo Software Livre.

O que encontraremos nesta versão?

  • A primeira mudança com respeito a versão estável anterior (4.1) é sem dúvida a parte gráfica, agora apresenta um novo estilo visual mais simples e fresco com o tema Azure e ícones de Numix Circle com modificações realizadas pelos companheiros Pablo López e Santiago García Gago para adaptar-se a esta versão de GET.
  • Escutando a comunidade, agora GET conta com a clássica versão 32 bits (para arquitetura i386) e a nova de 64 bits (para arquitetura amd64) ambas iso’s tem como núcleo o linux-image-4.0.0-gnu-get.
  • No novo desenho de escritório, e sempre buscando um equilíbrio entre funcionalidade e estética, se agrega o monitor de recursos doo sistema chamado Conky, que nos permite ter à vista informações gerais do estado do nosso equipamento, saber se há alto consumo de CPU, RAM, espaço de disco ou qual processo está comendo nosso PC; ademais está pré-instalado o programa Conky Manager com muitos temas para eleger o que mais nos agrada e adapta-lo a nossa necessidade.
  • Agora a seção inicia SEM PEDIR SENHA, isso que parece uma loucura para um PC de uso pessoal tem sentido quando pensamos no cenário de um corte de luz e ligação automática do computador na rádio, se não há ninguém para iniciar a seção ela ficará fora do ar, com esta mudança o PC se liga quando volta a energia (mediante configuração de BIOS se tem a opção) e se pode ingressar nela de forma remota usando por exemplo o x11vnc, pré-instalado e pronto para funcionar.
  • Para dar as boas-vindas às Rádios Comunitárias Brasileiras, que se somaram nos últimos meses à comunidade de Rádios e Software Livre, agora se pode provar e instalar GET em português.
  • Foi agregado como opção de início no “modo vivo” a ferramenta Memtest86+ para checar a RAM do equipamento onde se vai instalar e assim não ter dores de cabeça depois.
  • Para melhorar a quantidade e qualidade de pacotes se agregam e configuram os seguintes repositórios:

Para manter atualizado de uma forma mais simples nosso Kernel Linux-Libre [0] se agrega o repositório Freesh [1] de Jason Self [2] (OBRIGADO PELO TREMENDO TRABALHO!!)

  • Se agregam os repositórios da excelente distro para ambientes multimídias “Kxstudio” [3] e assim poder trabalhar com novas ferramentas.

  • Se agrega também os repositórios do projeto Debian Multimedia [4] APENAS

o ramo “main”.

  • Agora contamos com “Guarangoradio y TV” como outra opção para nossa emissão, somando-se assim a Rivendell.
  • Agora Jack Audio vem melhor integrado e arranca de forma predeterminada no início da seção (incluso no “modo vivo”) graças à inclusão da suíte Cadence, desta forma podemos usar as aplicações que necessitam de Jackd, como Rivendell y Ardour, ao mesmo tempo que podemos usar Guarangoradio que usa Pulseaudio.
  • Agora, quando trabalhamos em “modo vivo”, por exemplo para dar oficinas, se executam todos os serviços (a.k.a “demonios”), mas quando instalamos GET se “desativam” do início (não se elimina) para optimizar os recursos do computador, os serviços em questão são:
  1. bluetooth
  2. darkice
  3. icecast2
  4. saned
  5. speech-dispatcher
  6. sysstat
  • Se adicionam a lista de pacotes que trás GET os seguintes:
  1. Ardour3 chega a GET em suas duas versões 32 e 64 bits
  2. Se agrega qBittorrent, como cliente de torrent
  3. xfburn substitui ao Brasero como gravador de CD DVD
  • No total GETv5 trás:

1729 pacotes na versão amd64-MATE
1734 pacotes na versão i386-MATE

Prontos para usar e liberar nossas rádios!!!

Visita a seção descargas para liberar tua rádio com GET

Happy Hacking!!!

——————————-
http://www.fsfla.org/ikiwiki/selibre/linux-libre/
http://www.fsfla.org/ikiwiki/selibre/linux-libre/#repo-freesh
http://jxself.org/linux-libre/
http://kxstudio.sourceforge.net/
http://www.deb-multimedia.org/

Obrigado pela tradução Saci

Última modificación: 10 de julio de 2015 a las 10:34
Hay 1 comentarios
captcha
Quiero ser notificado por email cuando haya nuevos comentarios.
  • Portaro - Chaves-Portugal

    Muito bom , poder ter o GET5 em PT é sem dúvida uma bela notícia.

    Abraço.

    20 de abril de 2015 a las 17:02
    Responder